A técnica de recuperação rápida após colocação de implantes de silicone foi descrita pelo cirurgião americano John Tebbetts no ano de 2002. Ela se baseia em um método específico de cuidados durante e depois da cirurgia associado a colocação das próteses em Dual Plane (abaixo do músculo). A técnica foi aperfeiçoada ao longo dos anos e tem como principal intuito maior segurança, por seguir um protocolo específico, e maior liberdade para a paciente após o procedimento.
Além do grande benefício de uma recuperação mais rápida, há muitos relatos que a dor tem sido muito menor em relação à técnica tradicional.
Com esse método a área do músculo onde é realizado o corte para a incisão da prótese recebe os movimentos fisioterapeutas orientados pela equipe e este é um dos fatores responsáveis pela diminuição da dor no pós-operatório.
Para que o método funcione há algumas indicações que são essenciais.
A primeira delas é que a técnica só pode ser aplicada para a cirurgia de prótese de aumento, apenas. Isto é, não é possível associar o método a mastopexia (retirada de pele + colocação de prótese), pois essa cirurgia possui cortes e incisões maiores que não possibilitam realizar os exercícios para uma rápida recuperação.
A segunda é que a prótese deve ser colocada abaixo da musculatura. Para saber se o procedimento ideal para seu caso é acima ou abaixo do músculo é necessário realizar uma avaliação e entender seus objetivos com a colocação da prótese.
É nessa avaliação que, depois de juntar seus objetivos e analisar seu biotipo, irá se decidir o que será melhor para atender suas expectativas com segurança.
Se porventura a melhor opção seja colocar a prótese abaixo do músculo e se não for preciso a retirada de pele, apenas a colocação da prótese, você estará apropriada para realizar o protocolo e irá garantir com ele uma recuperação mais rápida, podendo voltar a sua rotina e atividades mais cedo e até mesmo com menos dor.
A técnica tradicional da cirurgia necessita de uma recuperação mais demorada, em torno de 10 a 15 dias. No decorrer desse período a paciente não pode levantar os braços, pegar peso, não pode voltar ao trabalho e nem mesmo dirigir, porque a realização dos movimentos podem ser doloridos e também podem modificar os resultados da cirurgia.
É exatamente nesses pontos que a prótese de recuperação rápida se distingue da tradicional.
Após a cirurgia a paciente já deve levantar os braços para praticar uma sequência de exercícios orientados pela fisioterapeuta, ainda no bloco cirúrgico.
Já no mesmo dia a paciente consegue colocar sua própria roupa e no dia seguinte lavar o seu próprio cabelo em casa, de maneira independente.
Em aproximadamente 2 dias a paciente já pode dirigir e em 3 dias é possível retornar ao trabalho. Isto é, não é mais necessário que a paciente tire férias ou se programe para ficar um longo período ausente do trabalho. É preciso somente um fim de semana ou um feriado para estar recuperada e apta para voltar as suas atividades.
Outra vantagem da técnica é o retorno à academia. Com o método tradicional o tempo aconselhado é de 30 a 40 dias, já com o protocolo de recuperação rápida já pode retornar em 15 dias e levantar peso de até 15 Kg.
Não. O protocolo só pode ser feito apenas quando é realizado o aumento da mama sem a retirada de pele (pois esse método requer apenas um corte pequeno de 3 a 4 cm) e abaixo da musculatura, o que proporciona a realização dos exercícios de fisioterapia logo após a cirurgia.
Se você tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o protocolo entre em contato através das redes sociais ou agende uma consulta!
Poder levantar os braços no mesmo dia da cirurgia, lavar você mesmo seu cabelo no dia seguinte, retornar o trabalho em torno de 3 dias após o procedimento. Isso tudo é possível com o protocolo de Prótese de Recuperação Rápida!