Como é feito o procedimento?
O lifting frontal deve ser realizado por um cirurgião plástico com experiência e de confiança. Primeiramente, serão feitos os exames que irão assegurar que o paciente tenha as condições de saúde necessárias para realizar a cirurgia.
A cirurgia constitui-se em pequenas incisões na área frontal e temporal, nas quais inicia-se o couro cabeludo.
Depois do deslocamento da pele, pode tratar-se as áreas mais profundas, tirar o excesso de pele, reestruturar músculos e ligamentos, aumentar as estruturas adjacentes e ter uma aparência mais jovem da região.
Para realizar a cirurgia, geralmente o cirurgião plástico, juntamente com o anestesista, optam por uma anestesia local com sedação ou anestesia geral. O tempo de internação é cerca de 12 horas para assegurar um período de observação depois do procedimento.
O lifting frontal pode deixar cicatrizes, mas discretas e perto do couro cabeludo, de maneira que se tornam quase imperceptíveis com o passar do tempo.
Quais os objetivos do lifting frontal?
São vários os objetivos desse procedimento. Entre os seus principais está levantar e reposicionar as sobrancelhas, que geralmente caem sobre os olhos com o envelhecimento.
Outro objetivo é diminuir as linhas de expressão da região da testa, também conhecidas como rugas profundas. E por fim, é provável diminuir a ação da musculatura na área da testa, o que possibilita um efeito tipo “Botox” por deixá-la mais lisa.
O grande diferencial é que o lifting frontal proporciona um resultado definitivo, ademais, ela pode ser combinada com outros procedimentos estéticos para um resultado mais completo e que atenda melhor às expectativas do paciente.
Já nos casos de excesso de pele na pálpebra superior, é provável associar o lifting frontal com a blefaroplastia.
Para ter um procedimento de sucesso, é necessário algumas práticas que antecedem a cirurgia, como por exemplo:
Programar as atividades para um repouso de 3 dias;
Evitar comidas pesadas, bebidas alcoólicas e cigarros antes do procedimento;
Realizar jejum de 8 horas antes da internação, incluindo de água;
Comunicar ao médico caso houve indisposição ou gripe antes da cirurgia;
Não ingerir medicamentos que tenha ácido acetil salicílico ou medicamentos para emagrecer por 10 dias antes do procedimento.
Quais os resultados definitivos do método?
O resultado definitivo do lifting frontal pode demorar aproximadamente 6 meses, tempo que dura a cicatrização, porém, por volta de 3 meses, o resultado já se aproxima muito do definitivo.
É de grande importância que o paciente tenha um pós-operatório apropriado, já que nos primeiros dias pós-operatório é provável que a região fique inchada, com leve rouxidão, no entanto, não é comum haver relatos de dores devido ao procedimento.
É normal o aparecimento de rugas, vincos e sulcos na região do pescoço, testa e sobrancelha, causas que podem gerar descontentamento com a própria imagem e, em muitos casos, diminuir a autoestima.
Um dos procedimentos aconselhados para melhorar essa situação é o lifting frontal, que consiste em uma cirurgia plástica da face que diminui rugas profundas da região da testa, além de levantar as sobrancelhas, quando preciso.