O aparelho Renuvion é uma tecnologia pouco invasiva e revolucionária, considerada uma das mais modernas para o tratamento de flacidez na pele.
Ela é indicada para tratar a flacidez após gestações ou perda de peso. É mais uma opção para as pessoas que outrora tinha apenas a opção da abdominoplastia ou miniabdominoplastia para tratar a flacidez abdominal, podendo ser realizado juntamente com a lipoaspiração.
É um dispositivo de radiofrequência que estimula a contração dos tecidos, dessa maneira tratando a flacidez da pele. Por meio dessa tecnologia o método pode ser aplicado em várias regiões do corpo, não só o abdômen. Como também a retração da pele em regiões como a parte interna da coxa, papada, braços e costas aprimorando consideravelmente a flacidez.
Uma das grandes diferenças do Renuvion é a diminuição de cicatrizes aparentes. Isto é, comparado aos meios tradicionais de cirurgia plástica da barriga, ele deixa pouquíssimos traumas na pele, o que resulta em cicatrizes mais discretas e menores.
O aparelho do Renuvion foi criado em 2018 no mundo e em 2020 foi aprovado pela Anvisa para ser utilizado no Brasil. É uma tecnologia considerada revolucionária na cirurgia plástica moderna.
O que é o Renuvion e como ele funciona?
O Renuvion é uma tecnologia que tem como objetivo ocasionar a retração do tecido, no plano da pele e tecido subcutâneo. O foco dessa metodologia são os septos subcutâneos, ligamentos que ficam embaixo da pele, unindo a pele à musculatura. Na pele flácida, esses ligamentos geralmente são frouxos e longos.
O aparelho tem uma cânula, a qual é colocada sob a pele do paciente por meio de uma incisão, de aproximadamente 0,5 a 1,0 centímetro, nas regiões onde pretende-se retirar a flacidez. Ao colocar abaixo da pele do paciente, a cânula passa pelos tecidos e entrega o calor gerado aos tecidos e estruturas nas proximidades.
O método é baseado na união da radiofrequência com o gás hélio, que juntos criam um jato de plasma. O gás hélio é modificado por intermédio da ionização em plasma através do aparelho. Esse processo fornece energia uniforme é controlada, realizando a produção de colágeno, aplicando calor resultando uma pele mais homogênea e firme. O efeito desse procedimento é a retração da pele no lugar da aplicação do plasma. Ao longo da aplicação, a grande parte da energia é concedido para os septos fibrosos que potencializa a contração dos tecidos.
A emulação de colágeno resulta no controle de calor o que autoriza uma instantânea contração dos tecidos, além do mais, os resultados térmicos ainda continuam a melhorar durante o período em que o corpo se recupera.
O Renuvion pode ser aconselhado para qualquer pessoa que apresente flacidez de pele de nível leve a moderado. Essa tecnologia incentiva ótimos resultados em casos de flacidez devido à perda oscilação de peso, gravidez, envelhecimento, lipoaspiração prévia. É indicado para tratar qualquer área do corpo onde exista flacidez, como por exemplo abdômen, braço, coxas, costas e “papada”.
Ela pode ser aconselhada para pacientes que já realizaram outro tipo de cirurgia para diminuir a gordura e desejam remover a pele em excesso. Ademais, ela é indicada para pacientes que passaram por uma grande perda de peso e ficaram com excessos de pele e também é recomendado para pessoas com envelhecimento natural, visto que ele é responsável pela perda de colágeno nos tecidos do corpo, ocasionando a aparência de uma pele mais solta e por essa razão, o procedimento pode mostrar bons resultados nessas situações.
Dessa forma, o método pode ser usado como complementação a uma lipoaspiração, propondo uma retração da pele nos locais que foi retirado a gordura localizada ocasionando ótimos resultados. Por isso, esse método inovador pode ter efeitos potencializados quando associadas a outras cirurgias plásticas como a lipoaspiração que é feita para retirar o excesso de gordura localizada e a Renuvion para tratar a flacidez da pele.
O benefício em relação ao Renuvion é que ele possibilita, em alguns casos, conforme o grau de flacidez e de excesso de pele, a técnica com mínimas cicatrizes.
Em quais locais do corpo o Renuvion pode ser usado?
O Renuvion age em uma camada abaixo da pele, promovendo a contração dos tecidos dos locais onde for utilizado o plasma. Assim, as áreas mais habituais são as costas, braços, abdômen e a face interna da coxa.
No abdômen, o Renuvion pode ser usado sozinho ou juntamente com a lipoaspiração convencional, HD ou MD. Nos braços é utilizado para a flacidez do “tchauzinho”. Já nas coxas, é aplicado especialmente na região interna, onde a pele fica mais flácida. Nas costas, o interesse é realizar o método onde a flacidez é mais difícil de ser tratada, como por exemplo a região do dorso. Finalmente, a papada, a reivindicação mais comum é pela sobra de pele e acúmulo de gordura.
Por meio de estudos realizados por especialistas, indica-se uma capacidade de retração cutânea de até 80% na região examinada, efeito que pode ser variável dependendo do tipo de pele de cada pessoa. Efeitos como esses alteram a perspectivas que antes era inalcançáveis.
Embora exista as novas tecnologias, o Renuvion é um método que não pode ser feito em consultório médico, sendo necessário o uso de anestesia geral. Apesar de ser um tratamento tecnicamente simples, é preciso ter uma estrutura apropriada para a sua aplicação, com recursos ao dispor, certificando a segurança do paciente.
Após a execução de um procedimento estético, os resultados finais são muito esperados. Uma das inovações do procedimento são os resultados imediatos e continuam em evolução no processo de recuperação do corpo, apresentando melhorias com o passar do tempo. Dependendo da área tratada, o procedimento pode durar anos, especialmente se houver combinação de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a realização de exercícios físicos.
Lembrando que o resultado do Renuvion não é o mesmo para todos os pacientes, já que cada caso tem suas peculiaridades específicas de pele e colágeno. No geral, pessoas mais jovens, sem estrias e com a pele mais firme costumam atingir maior retração depois do procedimento.Por isso, não há um resultado patrocinado, o grau de retração vai depender de cada caso. Conduto, trata-se de um procedimento muito eficaz e que realizado uma vez depois da aspiração de gordura, costuma trazer bons resultados.
Dessa maneira, o Renuvion tem se apresentado muito eficiente e revolucionário no tratamento para combater a flacidez, sendo considerado um avanço na área da cirurgia estética e rejuvenescimento.
Um dos benefícios do Renuvion é a recuperação mais rápida e menos dolorosa que as outras cirurgias plásticas, levando em torno de 2 semanas para que o paciente possa retomar suas atividades do dia a dia. A recuperação do tratamento é rápida e menos dolorosa em ralação a outros procedimentos com o mesmo intuito, como a abdominoplastia. Contudo, é necessário ter uma conversa com seu cirurgião plástico nas consultas pré operatórias e para ter uma recuperação tranquila é fundamental seguir todas as orientações médicas.
Procure um médico cirurgião de sua confiança, agende sua consulta e passe por uma avaliação especializada!